quinta-feira, 12 de abril de 2012

Novos Sonhadores, Mais Mãos



Através de uma parceria firmada com a  A M T R - Associação de Mulheres de Terra Roxa,  o projeto atenderá naquela comunidade um grupo de 25 alunos. As aulas que acontecerão na sede da própria associação, quinzenalmente ás Sextas feiras nos períodos matutino (8h00min às 11h00min) e vespertino (13h00min às 16h00min) com início no dia 27 de Abril de 2012.


O grupo atendido está localizado no Distrito de Terra Roxa que dista cerca de 70 km de Juína e segundo as associadas a oficina está sendo aguardada com muita expectativa, onde elas esperam aprender a confeccionar os artefatos para uso próprio e comercialização.

Também a  Associação Comunitária Rural Água Cristalina localizada na comunidade Nossa Senhora da Graças na linha rural Gleba Iracema 3, firmou parceria com o projeto para receber a oficina que atenderá 25 alunos daquela comunidade e comunidades circunvizinhas. As aulas que acontecerão na sede da  comunidade local, quinzenalmente ás Sextas feiras nos períodos matutino (8h00min às 11h00min) e vespertino (13h00min às 16h00min) com início no dia 04 de Maio de 2012.

Pela parceria firmada com ambas as associações, as comunidades locais garantirão a alimentação da mestra e motorista, o espaço físico, inclusive com a construção do forno para a queima das peças. 


Outra importante parceria para o sonho foi firmada com a Prefeitura de Juína que garantirá o transporte da mestra para o Distrito de Terra Roxa através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e para a Gleba Iracema através da Secretaria Municipal de Agricultura Mineração e Meio Ambiente. Também a Secretaria Municipal de Saúde contribuirá com o projeto na cedência de um espaço do PSF do bairro Módulo 04 onde serão atendidos 20 alunos com necessidades especiais, valendo a pena ressaltar que esta ação já era desenvolvida nesta unidade de saúde como terapia obtendo resultados significativos  com a clientela atendida.

Desta forma, a oficina ganha o seguinte cronograma:

1- Ateliê da Mestra no bairro Módulo 04 - Atendimento de 60 alunos

.Segunda feira - 08h00min às 11h00min
.Segunda feira - 13h00min às 16h00min
.Sábado - 13h00min às 16h00min


2 - PSF do módulo 04 - Atendimento de 20 alunos

.Quarta feira - 13h00min às 16h00min


3- Distrito de Terra Roxa - Atendimento de 25 alunos.

.Sexta feira - Aulas quinzenais 


4 - Gleba Iracema - Atendimento de 25 alunos.


.Sexta feira - Aulas quinzenais 


segunda-feira, 2 de abril de 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS - 02 A 20 DE ABRIL







Estão abertas as insrições para as oficinas do Projeto cultural Moldando Sonhos em Cerâmica. O projeto atenderá  120 pessoas da comunidade juinense em um curso de cerâmica com aula uma vez por por semana com duração de 3h00min, durante 6 meses. 

As inscrições poderão serem feitas de 02 a 20 de Abril no ateliê da Mestra Francisca Nilza que está localizado no seguinte endereço:

Rua Das Perdizes, nº 05
Bairro: Módulo 04
Complemento: Descendo na rua do Comercial Melo, 4ª casa da segunda quadra do lado direto.

Telefone para contato:  (66) 9213 3572 ou 9235 82 45 ou ainda 9963 58 06


Sobre o Curso:

As aulas terão início na semana do dia 23 de Abril e será divididas em 3 etapas de 2 meses trabalhadas da seguinte forma:

. 1ª etapa – peças pequenas – pratos, travessas, pequenos vasos e similares;

 2ª etapa – peças médias – panelas, moringas, vasos médios e similares;



. 3ª etapa – peças grandes – potes, vasos grandes e similares.




Ao final da oficina cada aluno terá confeccionado em torno de 20 peças,  totalizando 2.400 peças aproximadamente dependendo do índice de assiduidade e força de vontade do aluno, sendo assim,  será também realizada uma exposição com feira para expor e vender os peças á comunidade juinense no término do projeto.

Sobre a Mestra


Aprendi a fazer peças de argila ainda pequena com minha avó Dona Francisca lá no interior do Pernambuco a gente morava em  Serra Branca  um vilarejo do município de Ipubí, era comum essa atividade por lá e eu curiosa como sempre ficava observando minha avó e minhas tias naquele trabalho e comecei a confeccionar pequenas peças pra brincar de boneca e casinha e depois pra fazer pequenos presentes aos meus primos e pra mim mesma usar, e assim, fui gostando e aprendi este ofício que hoje já transmiti pros meus filhos e sobrinhos e agora com este projeto pretendo estender esse conhecimento pra toda a minha comunidade.
Com esta oficina pretendo:
- Transmitir meu saber para minha comunidade;

- Dar ocupação ás crianças depois da escola;

- Proporcionar o desenvolvimento do potencial de cada aluno;

- Valorizar o artesanato juinense dando visibilidade ao mesmo;

- Possibilitar a geração de renda através da comercialização das peças.




Sobre o Fomento:
Este projeto está sendo fomentado pelo Governo do Estado de Mato Grosso através do PROAC  - Programa de Apoio á Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e conta ainda com a pareceria da Prefeitura de Juína.