segunda-feira, 27 de junho de 2011

  

  Este projeto propõe a realização de uma oficina de artefatos de cerâmica com duração de 6 meses para atender a 120 alunos a partir de 10 anos distribuída em 3 etapas de 2 meses cada uma com 24 h/aula por etapa, totalizando 72 h/aula ao final da oficina.

A oficina acontecerá 3 dias durante a semana nos períodos matutino, vespertino com duração de 3h cada período .

As etapas da oficina serão trabalhadas da seguinte forma:

. 1ª etapa – peças pequenas – pratos, travessas, pequenos vasos e similares;


. 2ª etapa – peças médias – panelas, moringas, vasos médios e similares;


. 3ª etapa – peças grandes – potes, vasos grandes e similares.

Ao final da oficina cada aluno terá confeccionado em torno de 20 peças,  totalizando 2.400 peças aproximadamente dependendo do índice de assiduidade e força de vontade do aluno, sendo assim,  será também realizada uma exposição com feira para expor e vender os peças á comunidade juinense no término do projeto.

Sobre a Mestra


Aprendi a fazer peças de argila ainda pequena com minha avó Dona Francisca lá no interior do Pernambuco a gente morava em  Serra Branca  um vilarejo do município de Ipubí, era comum essa atividade por lá e eu curiosa como sempre ficava observando minha avó e minhas tias naquele trabalho e comecei a confeccionar pequenas peças pra brincar de boneca e casinha e depois pra fazer pequenos presentes aos meus primos e pra mim mesma usar, e assim, fui gostando e aprendi este ofício que hoje já transmiti pros meus filhos e sobrinhos e agora com este projeto pretendo estender esse conhecimento pra toda a minha comunidade.
Com esta oficina pretendo:
- Transmitir meu saber para minha comunidade;

- Dar ocupação ás crianças depois da escola;

- Proporcionar o desenvolvimento do potencial de cada aluno;

- Valorizar o artesanato juinense dando visibilidade ao mesmo;

- Possibilitar a geração de renda através da comercialização das peças.



Sobre o Fomento:
Este projeto está sendo fomentado pelo Governo do Estado de Mato Grosso através do PROAC  - Programa de Apoio á Cultura da Secretaria de Estado de Cultura.


  

Quando comecará as inscrições:

Estamos em fase de formalização junto a SEC - Secretaria de Estado de Cultura. Em breve iniciaremos a fase de inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário